terça-feira, 13 de dezembro de 2011

PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA

“Todo brasileiro, mesmo o alvo, de cabelo louro, traz na alma, quando não no corpo,

a sombra, ou pelo menos a pinta, do indígena ou do negro...”

Gilberto Freire, Casa Grande e Senzala

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO:

IGUALDADE – EDUCAÇÃO NÃO TEM COR






IGUALDADE - EDUCAÇÃO NÃO TEM COR

Tempo de execução: 15 dias

Característica: Projeto interdisciplinar envolvendo todas as áreas

Temática: Ser humano, Direitos humanos e Igualdade

CONTEÚDO:

Focar o respeito à diversidade humana e a abominação do racismo e do preconceito desenvolvido por meio de um processo educativo buscando assim nas nossas próprias raíze

s a herança biológica e/ou cultural trazida pela influência africana.

PROBLEMA:

Historicamente, o Brasil no aspecto legal, teve uma postura ativa e permissiva diante da discriminação e do racismo que atinge a população afrodescendente brasileira até hoje. Nesse sentido, ao analisar os dados que apontam as desigualdades entre brancos e negros, constatou-se a necessidade de política específicas que revertam o atual quadro.

No campo da educação, promover uma educação ética voltada para o respeito e convívio harmônico com a diversidade, deve-se partir de temáticas significativas do ponto de vista ético, propiciando condições desde a mais tenra idade para que os alunos em geral desenvolvam sua capacidade dialógica, e que tomem consciência de nossas próprias raízes históricas que ajudaram e ajudam a constituir a cultura e formar a

nação brasileira.

JUSTIFICATIVA:

Com o intuito de comemorar o dia 20 de novembro – Dia da Consciência Negra, como uma conquista histórica, decidimos 15 dias do mês de novembro, para debater e refletir sobre as diferenças raciais e a importância de cada um no processo de construção de nosso país/comunidade.

Com este trabalho esperamos despertar nos alunos a consciência da valorização do ser humano ultrapassando assim as fronteiras da violência, do preconceito e do racismo.

OBJETIVOS:

  • Propor/incentivar o tr
    abalho em equipe com todo grupo escolar;
  • Buscar parceria e integração com a comunidade escolar;
  • Valorizar a cultura negra, os afrodescendentes e afro-brasileiros, na escola e na sociedade;
  • Redescobrir a cultura negra, embranquecida pelo tempo;
  • Desmistificar o preconceito relativo aos costumes religiosos provindos da cultura africana.

OBJETIVOS:

  • Propor/incentivar o trabalho em equipe com todo grupo escolar;
  • Buscar parceria e integração com a comunidade escolar;
  • Valorizar a cultura negra, os afrodescendentes e afro-brasileiros, na escola e na sociedade;
  • Redescobrir a cultura negra, embranquecida pelo tempo;
  • Desmistificar o preconceito relativo aos costumes religiosos provindos da cultura africana.

DESENVOLVIMENTO:

O desenvolvimento das atividades esteve em consonância com os blocos temáticos em conformidade com a decisão de cada grupo já estabelecido no planejamento/elaboração do Projeto.

O tema foi desenvolvido em sala de aula e em outros locais do ambiente escolar, por

meio de atividades para a sua exploração, sistematização e para a conclusão dos trabalhos.

CRONOGRAMA:

DIA

LOCAL

HORA

ATIVIDADE

ENVOLVIDOS

7 e 8/11

Colégio Moisés

Diurno/Noturno

Discussão/ planejamento

Coordenação/Professores

9/11

Colégio Moisés

Diurno

Elaboração do Projeto

Coordenação/Professores

10, 11,16 e 17/11

Colégio Moisés

Diurno/Noturno

Desenvolvimento do Projeto

Toda Comunidade escolar

18/11

Colégio Moisés

Diurno/Noturno

Oficinas

· Percussão

· Capoeira

· Dança Afro

· Palestra – Direitos humano

Toda Comunidade escolar

19/11

Colégio Moisés

13:00 às 17:00

Ensaio do grupo de Percussão

Coordenação/Alunos

19/11

ECONOIS

Diurno

Oficinas

  • Tecelagem e fiação;
  • Beleza Negra;
  • Grafite

Comunidade Geral

20/11

Col. Moisés

14:00 às 14:30

Ensaio do grupo de Percussão

Coordenação/Alunos

20/11

Ginásio de Esportes

Diurno/Noturno

Apresentações das oficinas desenvolvidas com os alunos e comunidade:

  • Capoeira;
  • Grafite;
  • Dança Afro;
  • Cantos;
  • Percussão;
  • Espetáculo circense.

Comunidade Geral

Coordenação Pedagógica

    ANEXOS


    Grupo 4: Professores – Maria José, Angelo, Leônidas e Ariadna


    Grupo 2: professores - Jussara, Cícero e Lorena

    Grupo 6: Gerente de Merenda e Merendeiras – Mª Neuzair, Lesa, Cláudia, Nely e Abadia

    Grupo 3: professores – Luciano, Lucênia, Lilian e Nislene









































    Grupo 1: professores – Adelícia, Elizabeth, Eurides e Jéssica

    Grupo 5: Professores – Camargo, Pedro, Djair

    Colaboração na cobertura do evento, participação na organização das oficinas.

    Grupo 7: Tânia, José Antônio, Rosane, Maria, Tatiane

    Colaboração na aquisição dos materiais, apoio externo e interno, filgem e fotografias.

    Grupo 8: Edileuza, Edi, Elisete, Ketima

    Colaboração com a limpeza e arrumação do espaço físico













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