Projeto de Leitura
Julgamento de personagens de obras da Literatura Brasileira
Localidade: Alto Paraíso de Goiás
Instituição: Colégio Estadual Moises Nunes Bandeira
Professor: Cícero Abílio Ferreira
Curso: Ensino Médio
Turma: de 1º ao 3º Ano
Disciplina: Língua Portuguesa
Conteúdo: Períodos Literários
Tema: Julgamento de Personagens de Obras da Literatura Brasileira
APRESENTAÇÃO
O ensino de Literatura Brasileira, dentro da disciplina Língua Portuguesa, é dividido em diversas fases, chamadas de Períodos Literários. O estudo desses períodos se reveste de importância quando necessitamos identificar o estilo de época de determinada obra, apontando as relações possíveis entre as características literárias de um determinado autor ou época, os modos como estas se concretizam nos textos com os principais acontecimentos históricos do período.
CRONOGRAMA
O projeto vem sendo executado desde o ano letivo de 2011, dentro do conteúdo de Língua Portuguesa, e faz parte do Plano de Curso do professor em questão, que é servidor efetivo da Secretaria Estadual de Educação do Estado de Goiás, lotado no Colégio Estadual Moises Nunes Bandeira.
Cada julgamento é executado em no mínimo duas aulas, perfazendo um total de100 minutos. Cada aluno, para fazer o julgamento, deverá ler, no mínimo, quatro livros por ano, um para cada bimestre letivo.
OBJETIVOS
- Conhecer e analisar a obra estudada;
- Desenvolvimento da arte da leitura;
- Enriquecimento do vocabulário;
- Enriquecimento do poder de argumentação;
- Identificar os recursos expressivos da língua;
- Identificar o estilo de época das escolas literárias, através do julgamento de personagens de obras da literatura brasileira, bem como formatar a caracterização de personagens destas obras e analisá-las;
- Apontar as relações possíveis entre as características literárias de um determinado autor ou época, os modos como estas se concretizam nos textos com os principais acontecimentos históricos do período;
- Identificar as semelhanças e as diferenças entre os personagens de uma mesma obra e/ou de uma mesma escola literária.
METODOLOGIA
- Cada classe será dividida em quatro grupos: Um grupo de acusação e outro de defesa para cada personagem em questão;
- Os grupos de acusação deverão indicar um promotor e um auxiliar; os de defesa, um advogado e um auxiliar;
- Na hora dos depoimentos serão sorteados quatro elementos de cada grupo para depor. Todos os depoentes sorteados deverão ser interrogados pelo “promotor” e pelo “advogado”;
- Fora os elementos sorteados, o promotor poderá escolher mais dois componentes do grupo contrário para depor, e o advogado, vice-versa;
- O juiz, representado pelo professor-regente, poderá a qualquer momento interferir no julgamento, apondo considerações ou fazendo argüições ao depoente do momento;
- O veredicto será dado pelo corpo de júri, que deverá ser composto por três elementos da comunidade escolar, escolhidos, previamente, pelo professor-regente.
Observações:
1ª → Para realização do projeto, os alunos, através da prévia leitura de obras da Literatura Brasileira, deverão desenvolver a análise, a caracterização dos personagens, época e cenário das acima citadas obras, o que culminará na entrega de um trabalho por grupo, previamente sistematizado da seguinte forma: capa, sumário, introdução, peça acusatória ou de defesa, resumo do livro, características dos personagens (físicas e psicossociais), breve bibliografia do autor, cinco perguntas a serem utilizadas no dia do embate jurídico-literário, histórico do período literário pertinente as obras em questão, vocabulário, conclusão e referência bibliográfica;
2ª → Na Unidade Escolar existe um Laboratório de Informática do qual os alunos podem se valer para realização de pesquisas e digitação;
3ª → A fim de fomentar ainda mais o gosto pela leitura, o professor, usando-se de suas aulas, exibirá, sempre que oportuno, vídeos de obras literárias transformadas em filmes; filmes estes ou que existem na Unidade Escolar, ou de propriedade do próprio professor.
Entre esses vídeos, podemos citar: O Cortiço, Vidas Secas, Policarpo Quaresma, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Jubiabá, A Moreninha, Inocência, O Seminarista, Lucíola, Luzia-Homem, Menino de Engenho, O Guarani, Senhora, e Iracema.
RECURSOS
- Livros literários, lousa e giz;
- Vídeo-Cassete, Fita VHS, CDs;
- Laboratório de Informática e Internet.
AVALIAÇÃO
- Durante as diversas etapas do projeto, analisar o processo de crescimento individual de cada aluno; bem como se os objetivos traçados estão sendo atingidos;
- Através do embate jurídico-literário.
LISTAGEM DAS OBRAS SUGERIDAS
E DAS PROPOSIÇÕES DE ACUSAÇÃO
Livro | Proposição |
Casa de Pensão | Amâncio: Bom ou mau-caráter? |
Casa de Pensão | Amâncio: Coitado ou aproveitador da situação? |
O Cortiço | João Romão: Enriqueceu ou não ilicitamente? |
O Cortiço | Rita Baiana: Culpada ou não pelo adultério de Jerônimo? |
Dom Casmurro | Capitu: Traiu ou não Bentinho? |
Esaú & Jacó | O verdadeiro amor de Flora era Paulo ou era Pedro? |
Escrava Isaura | Leôncio: Mau por índole ou por criação? |
Fogo Morto | José Amaro: Bom ou mau-caráter? |
O Garimpeiro | Quanto ao casamento, Lúcia era apenas mercadoria colocada no balcão? |
Helena | Helena: Boa apenas pr conveniência ou não? |
Inocência | Ciro: Aproveitou-se ou não da pureza de Inocência |
Iracema | Iracema traiu ou não seu povo ao ficar com Martim |
Jubiabá | Baldo: Malandro ou trabalhador sem sorte? |
Lucíola | Lúcia: Cortesã por vocação ou precisão? |
Mar Marto | Guma foi ou não responsável pela morte de Rufino? |
Memórias Póstumas de Brás Cubas | Brás foi ou não feliz com Virgínia? |
Memórias Póstumas de Brás Cubas | Brás: Bom ou mau-caráter? |
Memórias de um Sargento de Milícias | Leonardo (fllho): Bom ou mau-caráter? |
Menino de Engenho | Carlinhos: Perdeu-se ou encontrou-se no Engenho? |
Menino de Engenho | O Engenho é ou não um lugar saudável para uma criança? |
A Moreninha | Augusto: Um simples conquistar barato ou não? |
O Mulato | Ana Rosa: Merecia ou não o amor de Raimundo |
O Ateneu | Sérgio: Apenas um adolescente impetuoso ou um mau-caráter? |
Quincas Borba | Rubião: Coitado ou aproveitador da situação? |
São Bernardo | Paulo Honório: Bom ou mau-caráter? |
O Seminarista | Eugênio: Traiu ou não seus votos sacerdotais? |
O Seminarista | Eugênio: Amava ou não Margarida como mulher? |
O Seminarista | Eugênio: Sucumbiu ou não ao amor de Margarida? |
Senhora | Seixas: Merecia ou não o Amor de Aurélia |
Triste Fim de Policarpo Quaresma | Major Quaresma: Idealista ou Louco? |
Ubirajara | Ubirajara guerreava por amor a sua tribo Ou simplesmente por fama |
Vidas Secas | Fabiano: Negligente ou não com a família? |
O Quinze | Chico Bento: Negligente ou não para com a família? |
O Quinze | Vicente: Merecia ou não o Amor de Conceição? |
RELATÓRIO DE EXECUÇÃO
Desde a hora em que eu propôs o trabalho em questão, percebi empolgação por parte das turmas (umas, é claro, mais empolgadas do que outras). De modo geral, no entanto, todas demonstraram bastante interesse.
Expliquei como seria o julgamento, traçamos as regras, elucidamos as duvidas, sorteamos as equipes. Depois das equipes sorteadas, elas, entre si, escolheram o advogado, na equipe de defesa; e o promotor, na de acusação. A partir daí foi uma corrida desenfreada às poucas bibliotecas locais, sendo que quase a toda nova aula, novos questionamentos eram levantados sobre o trabalho.
Como tenho os filmes O Cortiço e Menino de Engenho, a pedido dos alunos, exibi-os aos mesmos. Executei também para as turmas envolvidas no projeto os CDs que possuo narrando as obras Dom Casmurro e O Cortiço, destes fiz cópias para as equipes que desejaram.
No dia dos julgamentos as turmas fizeram bonito. Levando realmente a sério o trabalho, desenvolveram-no com maestria, e realizaram esfuziante debate na defesa cada qual de sua causa. Difícil avaliar qual equipe/turma foi melhor em seus argumentos.
Apesar de no final Rita Baiana ter sido considerada culpada, O Engenho ter considerado um lugar saudável, Capitu adúltera, Amâncio não vítima de si mesmo; e de Fabiano e Major Quaresma terem sido inocentados, foi uma verdadeira arenga jurídico-literária onde todos venceram.
Sendo assim, considero que meus objetivos foram e estão sendo alcançados.
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